For David


Mais do que qualquer referência (de resto já esgotada até à exaustão) a qualquer Arte Marcial, recordo David Carradine por um filme chamado "O Caminho da Glória" (Bound for Glory). Nomeado em 1976 para melhor filme, nele é retratada a história de Woody Guthrie, cantor folk norte-americano, das suas origens rurais para o estrelato.

O filme é um retrato sentido da América na era da grande Depressão, do drama de uma geração, da luta de um homem por triunfar quando nada havia à sua volta.

Suportado por um argumento muito coerente e uma fantástica fotografia (premiada com um óscar), a vida de Guthrie passa-nos através da película como se a acompanhássemos numa viagem paralela... caminhamos através da sua vida, acompanhamos o seu percurso, mas sempre como espectadores. Uma sucessão de fotogramas alcançada pela sobriedade dos grandes profissionais.

Só posso agradecer ter tido a oportunidade de me ter cruzado com esta pequena e esquecida obra de arte, suportada por um artista maior: David Carradine.

Comentários