Lua de Sábado à Noite




Disseram-me esta manhã, a caminho do trabalho, que na noite do próximo sábado o céu terá a maior lua dos últimos 20 (?) anos.

Curioso como continuamos a ser sucessivamente enganados pela gente da ciência, engano esse largamente ampliado pela gente dos media.

Lembro-me de uma noite da minha infância (não me lembro se já seria adolescente) em que fiquei até às 4 ou 5 da manhã acordado, com o meu pai, a minha irmã (mais velha) e o meu vizinho, para vermos uma "chuva de estrelas" que não seriam mais do que a poeira de um cometa que havia passado "perto" da Terra.

Claro que não vimos um boi.

O que ficou dessa noite, para além da habitual meia dúzia de estrelas cadentes que diariamente nos presenteiam com o seu espectáculo, foi um derrame na vista que o meu pai arranjou por ter fixado demasiado tempo o infinito onde nada acontecia.

Estrelas cadentes, Cometas, Eclipses, ... tem sido constantemente muita parra e pouca uva. Prometem muito... serão sempre acontecimentos grandiosos, espectaculares... nos próximos 764.000 anos nunca mais se verá nada assim... vendem-se óculos para não ferir a vista, binóculos, montam-se centros de interpretação em locais públicos... e no fim, parece que alguém num observatório do Chile conseguiu vislumbrar qualquer coisa parecido com o fenómeno que se anunciava...

Por cá as desculpas são sempre as mesmas... Portugal não estava na posição ideal para o fenómeno poder ser observado em toda a sua magnitude... nas zonas rurais, onde a luz terrestre não "ofusca" tanto a límpida visão do cosmos, observam-se estes fenómenos muito melhor... afinal o cometa passou "um pouco" mais longe do que estava previsto...

Se me lembrar, olharei para a lua na noite de sábado. Não terei grandes expectativas para não sair defraudado, mas não deixarei de olhar.
Porque até gosto da lua.
Como dizia George Bailey em Do Céu Caiu uma Estrela (http://www.youtube.com/watch?v=HC1HT3UjyDA):
- You want the moon? Just say the word and I through a lasso around it and pull it down! Eh that's a preety good idea... I'll give you the moon Mary.
- I take it... than what?

Comentários

Ofélia Queirós disse…
nao sejas rezingao!! Parece que desta vez o marketing televisivo+cientifico tinham mesmo razao :) Beijinhos
António V. Dias disse…
É verdade...
Desta vez não me senti enganado, sobretudo pela luz que emitia.
Beijinhos