Disseram-me esta manhã, a caminho do trabalho, que na noite do próximo sábado o céu terá a maior lua dos últimos 20 (?) anos.
Curioso como continuamos a ser sucessivamente enganados pela gente da ciência, engano esse largamente ampliado pela gente dos media.
Lembro-me de uma noite da minha infância (não me lembro se já seria adolescente) em que fiquei até às 4 ou 5 da manhã acordado, com o meu pai, a minha irmã (mais velha) e o meu vizinho, para vermos uma "chuva de estrelas" que não seriam mais do que a poeira de um cometa que havia passado "perto" da Terra.
Claro que não vimos um boi.
O que ficou dessa noite, para além da habitual meia dúzia de estrelas cadentes que diariamente nos presenteiam com o seu espectáculo, foi um derrame na vista que o meu pai arranjou por ter fixado demasiado tempo o infinito onde nada acontecia.
Estrelas cadentes, Cometas, Eclipses, ... tem sido constantemente muita parra e pouca uva. Prometem muito... serão sempre acontecimentos grandiosos, espectaculares... nos próximos 764.000 anos nunca mais se verá nada assim... vendem-se óculos para não ferir a vista, binóculos, montam-se centros de interpretação em locais públicos... e no fim, parece que alguém num observatório do Chile conseguiu vislumbrar qualquer coisa parecido com o fenómeno que se anunciava...
Por cá as desculpas são sempre as mesmas... Portugal não estava na posição ideal para o fenómeno poder ser observado em toda a sua magnitude... nas zonas rurais, onde a luz terrestre não "ofusca" tanto a límpida visão do cosmos, observam-se estes fenómenos muito melhor... afinal o cometa passou "um pouco" mais longe do que estava previsto...
- I take it... than what?
Comentários
Desta vez não me senti enganado, sobretudo pela luz que emitia.
Beijinhos