Um Lugar em Londres

 


Olho para este local e não é um McDonald's que vejo.
Foi outra coisa há muitos anos, depois da guerra. Talvez também durante. Muitas histórias aqui aconteceram. A maioria, tão sacudidas de rotina que depressa se dissiparam na memória, como o pó que se levanta para não voltar. Mas houve uma pequena história que aqui se contou. E antes de ser contada, foi vivida. Uma pequena história que se fez grande, tão grande que se estendeu por vinte anos. E foi contada num pequeno livro.

Foi outra coisa aquela que aqui conheci, primeiro no cinema; depois na literatura. O livro é pequeno e o filme também não é grande. A história, essa sim, tem a grandeza das coisas bonitas.

Talvez alguns reconheçam se deixar como pista que este McDonald's fica em Charing Cross Road, mais concretamente, no local que em tempos foi o número 84. Morada: 84 Charing Cross Road...

Helene Hanff correspondeu-se com Frank Doel durante 20 anos. Ela era uma escritora americana em busca de edições raras. Ele um livreiro que trabalhava na Marks & Co., uma livraria em Londres. Uma amizade que nasceu do amor aos livros na dureza do pós-guerra.

Nunca um McDonald's poderá apagar o que aqui aconteceu, numa livraria que em tempos habitou o coração londrino, na rua dos livreiros. Apesar de a fotografia me contrariar, é ela que está errada e não eu. Uma fotografia nunca reflecte a realidade mas uma fracção que no segundo a seguir já não existe. Agora as histórias que guardamos, essas sim, resistem. Olho para este local e não é um McDonald's que vejo. É uma livraria.

Que nunca visitei, mas que conheci. Fica no número 84 da Charing Cross Road. O filme chamou-lhe 'A Rua do Adeus'. O livro manteve o nome fiel à morada da Marks & Co. Eu já sabia que a livraria se escondera atrás do progresso. E em nós, que a mantemos viva, lendo o livro, vendo o filme.

Estas palavras não são sobre um livro ou um filme, mas sobre todos (ou quase todos) os livros e filmes, e da enorme riqueza que acrescentam às nossas vidas. As pessoas e os lugares têm histórias. É bonito preservá-las. Foi a primeira vez que vim confirmar que a Marks & Co. continua com o encanto que sempre lhe conheci, em 84 Charing Cross Road. Esqueçam a fotografia.

Comentários