A beleza da vida... ao contrário

Um filme surpreendente aconteceu há duas semanas... foi entrando, sem pedir licença, e nada mais pude fazer do que deixar a porta entreaberta e deixar fluir a magia, de modo que a má vontade que me habitava, em relação a tal filme, foi sendo derrotada... ou convertida.

O Estranho Caso de Benjamin Button não é um filme fora de série.
Dito isto, devo dizer que o filme me surpreendeu e muito pela positiva, quer pela fraca expectativa com que estava à partida, quer pela qualidade do filme.
Do argumento às interpretações, da banda sonora à fotografia, dos efeitos especiais à realização... tudo parece estar no sítio, e nem a (para alguns excessiva) duração constitui um problema perante uma história contada com tamanha sensibilidade.

As lições que Benjamin Button vai aprendendo ao longo da sua vida, ao observar a realidade correr ao contrário do seu tempo, o modo como se apercebe dos seus momentos (e da sua vida) de solidão, e como os consegue ultrapassar, o modo como atravessa toda uma época, o modo como a sua "mãe" lhe entrega todo o seu amor, incondicional, puro, altruísta... o modo como ele próprio se torna numa lição de vida para alguns dos que o rodeiam... e o modo como descobre e se entrega ao amor... sem grandiosidade excessiva, esta história "simples" é muito mais do que isso, é a história da Vida... porque apesar de ser a única coisa que temos como certa, trilhamos o nosso caminho a cada instante, com o que a vida nos deu... e é este caminho que vemos Benjamin Button construir e depois percorrer...

Comentários