Do Abano à Peninha


Já várias vezes percorri estes caminhos, do Abano à Peninha, ora sozinho, ora acompanhado (sempre com diferentes grupos).
Hoje tivemos a sorte da temperatura ser a ideal e, mais do que isso, termos tido a possibilidade de usufruir da uma paisagem fantástica ao longo da subida até à ermida.

Por diversas vezes ao longo da subida constatei para mim mesmo a sorte que tenho em habitar num dos melhores concelhos de Portugal, com a vantagem de poder usufruir do mar, da serra, da (fantástica) baía, e de toda uma oferta turística-cultural de grande nível.


A vista do topo da colina mais ocidental da serra é líndíssima. Não é o local mais bonito da serra, mas é um passeio com a vantagem de termos o mar sempre a acompanhar-nos, e que forma com o verde (ainda selvagem) um belo efeito.
O recorte da Costa do Estoril, descobrir todos aqueles recantos que nos são familiares porque, simplesmente, são a nossa casa, é magnífico.
Ter a possibilidade de assistir ao pôr-do-sol sobre o mar é um privilégio do qual só me apercebi há pouco tempo: uma professora de espanhol falou-me da sua admiração ao oobservar a beleza de tal fenómeno.

É um dos fenómenos da Natureza de que mais gosto. Que sorte ter a possibildade de o observar todas as semanas. É o momento ideal para pensar em tudo e não pensar em nada.
O cansaço depois de tal jornada é a saborosa recompensa de quem limpou a alma e trabalhou o físico. É o cansaço que força uma noite bem passada, a doce sensação de cair na cama e adormecer, para acordar no dia seguinte com a (boa) disposição de quem se cansou com o prazer de uma bela caminhada, imbuída numa bela paisagem.

Comentários