O Segredo de Joe Gould


Acabei de terminar e sinto já a falta de Joe Gould...

Tenho saudades de o ver entrar nos bares da Village e encher o prato de ketchup (por ser das poucas coisas que não se pagam)... saudades de o ver aos saltos, guinchando na linguagem das gaivotas... saudades de o ver cravar os amigos, donos e empregados de bares, pintores, escritores e jornalistas, pedindo-lhes uma contribuição para o "Fundo Joe Gould"... saudades de o ver escrever a História Oral (do nosso tempo), nos cafés, albergues ou nas bibliotecas da Village.
Agradeço a Joseph Mitchell ter imortalizado Joe Gould, boémio de Greenwich Village da primeira metade do séc. XX, licenciado em Harvard, e que se tornou num dos personagens mais carismáticos da vida boémia de NY.
No instante em que ele morreu nasceu a saudade: Joe Gould era uma Força da Natureza. E a revelação do seu segredo não belisca em nada essa força: pelo contrário: fortalece-a.

"O Segredo de Joe Gould" é um livro que se aproxima perigosamente da perfeição.
Durante 2 longas semanas fez-me companhia, encurtando a distância para o trabalho, e devo a Joseph Mitchell um "muito obrigado" pela mestria com que foi capaz de traduzir esta vida riquíssima e a vida fantástica de NY para uma obra superior.


"R. L. Stevenson garantia que se uma obra não tinha encanto não tinha nada. Esta tem-no para dar e vender. Parabéns ao Editor que decidiu publicá-lo e parabéns a ti por o teres comprado. Seja qual for o preço que por ele deste, é uma pechinca comparado com o que vais receber."

António Lobo Antunes in Prefácio de "O Segredo de Joe Gould"

Comentários