28XX - O ano do último Homem na Terra

"Não tinhamos consciência do estado para o qual caminhávamos nos anos que antecederam o ponto de não retorno.
Haviamos aprendido na escola que a Evolução era uma linha contínua de sentido único, em que num ano qualquer futuro (próximo ou distante), estariamos num estado evolutivo superior do que aquele em que nos encontramos hoje.
Se ao menos tivessemos percebido que os sinais alarmantes do nosso comportamento demonstravam uma natureza cada vez mais distante daquilo a que em tempos se havia carinhosamente chamado de "humano", talvez tivessemos feito algo para evitar o retrocesso (aparentemente irreversível) em que nos metemos.
A Idade das Trevas, o sangue derramado ao longo da História, Guerras, Domínios de Terras e Religiões... o séc. XX foi o mais belo e simultaneamente o mais terrível de todos os séculos da História. A maldade irracional tomou de vez conta da espécie humana: as Guerras Mundiais, o Controlo das Mentes através de organizações (semi)secretas, Genocídios... ao mesmo tempo que meia dúzia lutava contra a corrente espalhando pelo mundo uma réstia de lucidez... tarde demais.
Foi no século XX que invertemos o processo evolutivo e só hoje, muitos séculos depois, conseguimos entender o que se passou, e porque deixámos de ser seres pensantes. Em breve seremos apenas seres biológicos, o que me assusta pois esta simples reflexão será, em breve, impossível de ser entendida por qualquer ser humano, e muito menos produzida. O pensamento e o sentimento, esses prodígios mágicos que em tempos possuímos, foram definitivamente assassinados.
No final desse século, a evolução científica, no auge, disfarçava o vazio de valores e de capacidade crítica dos autómatos em que se haviam tornado os seres humanos. Sem o terem percebido, haviam-se transformado em algo muito próximo das máquinas estúpidas que haviam criado para seu próprio conforto mas, ao contrário destas, os humanos continuavam iludidos de que eram senhores da sua própria vontade, que continuavam a evoluir...
Amanhã, quando um desses seres acéfalos ler estas palavras e pensar: "Não entendo!", então este texto ter-se-á tornado na realidade dominante.
Pena é que, com tantos anos de boa História de que nos podemos orgulhamos, tenhamos terminado exactamente como começámos, mais primários mas, por isso mesmo, mais inocentes (terá sido esta a mensagem final de 2001 - Odisseia no Espaço? O regresso às origens?)."
O que é isto?
Não entendo!

Comentários