Hope and Glory

Passado em Londres, durante os anos iniciais da II Guerra Mundial, Hope and Glory conta a adaptação de uma família aos duros anos do conflito.

A partida do homem para a guerra, o despertar da adolescência e do amor, a inocência das brincadeiras das crianças, a dura realidade da guerra e o esforço feito por uma mãe para que a réstia de uma vida normal permaneça na vida da sua família (numa grande interpretação de Sarah Miles), ao mesmo tempo que se debate com um amor proibido.

Nostálgico sem contudo ser apenas nostálgico, o centro da acção deste filme são os afectos e a descrição de uma época que hoje vemos como "romântica". A Guerra é o motivo pelo qual se derenrola toda a acção, e acompanha todos os acontecimentos da hitória pois ela é a causadora de tudo o que acontece. No entanto, não existe uma única cena de combate ao longo de todo o filme.

O efeito causado pela Guerra numa família que é o espelho de uma cidade sobressai, com todo o seu horror e esperança (palavra bem escolhida para o título do filme) é a razão de ser do enredo. E tudo isto, contado por uma criança: é através dos deus olhos que assistimos ao dramático derenrolar deste conflito.

Autobiográfico (baseado na vivência do realizador, John Boorman), o filme é uma pérola que conta a história com uma cadência temporal como há algum tempo eu não via.

Comentários