Cinema Paraíso

A banda sonora é o toque de magia que pode elevar um filme ao lugar mítico dos deuses.
Cinema Paraíso tem, para mim, a melhor banda sonora da história do cinema. Assente em 3 ou 4 partituras principais, as 15 ou 2o músicas que a compõem derivam sobretudo de 3 temas mágicos: Main Theme, Childhood and Manhood e Love Theme.
Qual deles o melhor? Qual deles o mais nostálgico? Qual aquele que melhor transmite a força viva de sentimentos que alimenta todo o filme, que me faz reviver, de cada vez que o vejo, o que de mais humano possuo - o sentimento. Porque Cinema Paraíso é isso: é um hino à vida... é um hino ao sentir a vida, vivê-la em tudo o que ela tem de bom e de mau... porque somos seres humanos e sentimos a vida como tal.
Ennio Morricone leu como ninguém a poesia musicada filmada através da lente de Giuseppe Tornatore. Cada música completa o quadro iniciado em cada take, em cada frame, em cada vislumbre de poesia sofrida que é esta história. A música é o filme... ultrapassa-o. O filme ultrapassa a música. Cada um é melhor do que o outro.
E no fim... uma das mais belas histórias de amor... umas das mais belas histórias de amizade... uma das mais belas histórias de época... uma das mais belas histórias...
O mais belo final da história do cinema...
Porque o Cinema também pode ser o Paraíso... tal como a Música...

Comentários