Grandes Aberturas - Touro Enraivecido

Numa sequência em que a câmara permanece imóvel durante dois minutos e meio, Martin Scorsese consegue uma abertura notável.
Touro Enraivecido (1980) é, a par de Corpo e Alma (1947) o melhor filme de boxe de sempre. E o trabalho de câmara é um dos seus grandes trunfos (mérito para os directores de Fotografia e de Montagem, esta última premiada com um Óscar, para além do realizador, claro).
A sequência de abertura de Touro Enraivecido denota uma sensibilidade que contrasta com todo o filme. A própria escolha do tema, Intermezzo de Cavalleria Rusticana de Mascagni, é isso mesmo: um "intervalo" idílico na brutalidade que é este retrato da vida do pugilista Jake La Motta. Só que este "intervalo" ocorre no início.
Curioso como a imobilidade da câmara, a fluidez da partitura e a (maravilhosa) criação do cenário (vendo sempre o ring através de uma névoa… a visão turva do pugilista) contrastam com o movimento, desumanidade, e até fealdade em que todo o filme se transforma.
Mas é pelo modo como tudo é retratado, com uma mestria impressionante, que este filme é uma verdadeira obra de arte, e a sua abertura um dos seus pontos altos.

http://www.youtube.com/watch?v=wQhwi8kk-dE

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