Movimento Relativo


Estando no “final” do comboio, e querendo sair no “início” do mesmo, devo-me dirigir para a frente da composição quando ainda estou em andamento, ou, saindo no final e deslocando-me para o início da estação ao longo da plataforma, o efeito é o mesmo (no que respeita à distância percorrida)?

Era nisto que eu vinha a pensar esta manhã à medida que o comboio chegava ao Cais do Sodré. Na ausência de assuntos mais interessantes, resolvi desenferrujar o cérebro.
Na primeira hipótese, ao deslocar-me até à frente do comboio em andamento, teria que andar uma distância igual ao comprimento do comboio. No segundo caso, saindo no final, percorreria toda a plataforma (= comprimento do comboio). Logo, para mim, o efeito é o mesmo no que toca ao esforço despendido.
C.Q.D.?


Sim, mas não totalmente.
Embora satisfeito com a resposta (fiquei esclarecido em relação à minha dúvida que dizia respeito à opção que me daria menos trabalho), ao andar dentro do comboio, “poupava distância” uma vez que a minha velocidade relativa (Física Clássica, Einstein, …) a um observador na plataforma seria igual à velocidade do comboio mais a minha velocidade em relação ao mesmo. Portanto, andaria parte do percurso a uma velocidade Vcp (velocidade do comboio em relação à plataforma) e outra parte a uma velocidade Vcp+VAc (velocidade do comboio em relação à plataforma + minha velocidade em relação ao comboio).
No segundo caso andaria parte do percurso a uma velocidade Vcp e outra parte (o comprimento do comboio) a uma velocidade VAp (minha velocidade em relação à plataforma)

Neste ponto do raciocínio já ia no metro

Então pensei que, se Vcp+VAc > VAp (admitindo que VAc = VAp, ie, desloco-me à mesma velocidade), então eu teria que começar a andar (no comboio) mais cedo (em relação a um observador externo), do que se saísse no final do comboio quando este parasse.
Por outras palavras, percorreria uma distância maior (a uma velocidade maior Vc+VAc) no primeiro caso do que no segundo (VAp = VAc).
Logo, embora a distância em relação à plataforma seja diferente, a distância percorrida em relação ao referencial em que me encontro é a mesma (sempre o comprimento do comboio), e o esforço é o mesmo (VAp = VAc).

Já estava a caminho da empresa quando cheguei a esta brilhante conclusão a que qualquer aluno de 9º ano chegaria rapidamente.
É a isto que leva a falta de prática.
C.Q.D. mesmo.


"Uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio previne-o."
Albert Einstein

Comentários