Oscars countdown (III)

Um dos problemas na feitura de listas prende-se com o esquecimento de algum elemento que possamos considerar importante. Outro problema tem a ver com o estado de espírito: provavelmente, se eu fizesse a mesma lista daqui a um mês, as escolhas ou a ordem poderiam não ser as mesmas.
Contudo, resolvi avançar para a lista dos (meus) melhores filmes de 2011. Devo referir que não são os filmes que vi em 2011, mas os filmes com ano de produção em 2011.
Assim, fica justificada a ausência de filmes como O Discurso do Rei (The King’s Speech), A Mulher que Canta (Incendies) ou O Concerto (Le Concert), os três melhores filmes de 2010 (mas que vi em 2011).

Os 10 melhores de 2011, por ordem, são:

1- A Árvore da Vida (The Tree of Life);
2- Uma Separação (Jodaeiye Nader az Simin);
3- O Artista (The Artist);
4- Assim é o Amor (Beginners);
5- Sonhos de Dança (Tanztraume);
6- Os Descendentes (The Descendants);
7- O Deus da Carnificina (Carnage);
8- Melancholia (Melancholia);
9- Fausto (Faust);
10- As Serviçais (The Help)

Dito isto, devo dizer que nem sempre os meus gostos coincidem com o que acho que vá ser premiado pela Academia, e este ano não é excepção. Assim, e para arriscar algumas considerações sobre possíveis premiados na lotaria que são os óscares, aqui vão:

Filme: O Artista
Realizador: Martin Scorcese (A Invenção de Hugo)
Actor Principal: Jean Dujardin (O Artista)
Actriz Principal: Meryl Streep (A Dama de Ferro)
Actor Secundário: Christopher Plummer (Assim é o Amor);
Actriz Secundária: Jessica Chastain (As Serviçais)
Argumento Original: Uma Separação
Argumento Adaptado: Os Descendentes
Filme estrangeiro: Uma Separação

Muitas dúvidas ficam na grande maioria das categorias (apenas numa não tenho dúvidas), no entanto, penso que será isto. Dentro dos nomeados, as minhas escolhas seriam diferentes em 2 vencedores. Se eu pudesse escolher outros nomeados, as minhas escolhas difeririam destas em 4 a 5 campos.

Comentários