Goycochea - Um Herói Improvável

 

Eu era muito novo para acompanhar a Argentina de 86 e os palhaços de Saltilho. Com cinco anos, o futebol não ocupava ainda uma parcela relevante das minhas preocupações. Dois anos mais tarde lembro-me de apoiar o Benfica e de essa época (88/89) ser a primeira em que me recordo de acompanhar a bola. O Glorioso, sob o comando de Toni, foi campeão e durante três ou quatro anos, ancorei a minha cultura no desporto rei. Agora, ao pesquisar sobre as finais europeias dessa época, lembro-me das três: não vi os 4-0 com que o melhor Milan da História destruiu o Steua na final da Taça dos Campeões Europeus mas lembro-me de uma eliminatória em que dizimaram o Real Madrid em San Siro por 5-0. Lembro-me do Barcelona de Julio Salinas, Guillermo Amor e Andoni Zubizarreta ter levado a Taça das Taças diante da Sampedoria, mas para mim, a grande final desse ano foi a da extinta Taça UEFA. Na altura, a Taça dos Campeões admitia apenas os campeões, fortalecendo a Taça UEFA com os segundos, terceiros e quartos classificados de cada país. Nenhuma semelhança com o lixo que passeia hoje pela Liga Europa. A final da UEFA jogava-se a duas mãos e a imagem que formo hoje dessas duas partidas é mágica: no San Paolo, o Nápoles de Maradona venceu o Estugarda por 2-1 mas na Alemanha, o 3-3 que deu o troféu aos italianos ainda foi a tempo de me fazer fã de El Pibe (se bem que por pouco tempo).

No ano seguinte acontecia mundial, o primeiro e o mais mágico da minha vida – Itália 90 – quiçá por ser o primeiro, uma vez que as criticas não lhe granjeiam grande qualidade futebolística (houve quem o qualificasse como “o pior mundial de sempre”… curioso como o olhar de criança é capaz de subverter a lógica dos adultos). Era hábito fazermos contas de cabeça durante as qualificações para, no fim, nunca pormos os cotos nas grandes competições, e esse ano não fugiu à regra.

Sem a ladroagem do desporto televisivo agrilhoado nos canais pagos (antes havia quem refilasse (não digo quem) por dar muito futebol na televisão; depois começaram a queixar-se quando os aficcionados se viram enxotados para o café de cada vez que queriam ver bola), podíamos desfrutar dos jogos em canal aberto.

O Itália 90 abriu com a maravilhosa equipa dos Camarões de Milla, Makanaky e Omam-Biyik a vencer a campeã em título, Argentina, por 1-0. Batista, Burrochaga, Maradona e Claudio Caniggia (uma das revelações da prova), entravam com o pé esquerdo. No jogo seguinte, o azar parecia condenar os argentinos a abandonar o torneio quando Pumpido, o guarda-redes campeão quatro anos antes no México, parte a perna e é substituído por Sergio Goycochea.

O azar de uns é a sorte de outros e não creio que a minha memória desse mundial fosse tão vivida se a lesão de Pumpido não tivesse estendido a passadeira para o que Goycochea viria a mostrar: 2-0 perante a União Soviética e um empate a 1 contra a Roménia selaram a fase de grupos. Depois veio o festival de Goycochea-Caniggia com 1-0 ao Brasil nos oitavos e dois jogos memoráveis, contra a Jugoslávia e contra a Itália, ambos estendidos até aos penalties onde um atleta que estava destinado a não sair do banco inscreveu o seu nome na história da competição. Goycochea defendeu dois penalties em cada uma das eliminatórias oferecendo a final à Argentina, que pouco futebol apresentara para tal.

A final, com a RFA, uma reedição daquela outra onde a Argentina se sagrara campeã no México com uma vitória por 3-2, deixou-me dividido: a Alemanha (e o seu mítico equipamento) foi-se tornando na minha equipa daquele mundial (até certa altura eram a Alemanha e os Camarões – foi com pena que os vi deixar a prova, ao caírem por 3-2 diante da Inglaterra de Bobby Robson), mas do outro lado estava o jogador (juntamente com Lothar Matthaus) que eu mais admirava no torneio. O racionalismo europeu contra o coração sul americano. Na altura dominava em mim a razão; hoje nem tanto (apesar de Zweig e Cortázar continuarem a bailar neste duelo recalcado entre o consciente e o subconsciente dos espelhos onde leio algum significado para a vida). O jogo foi convergindo para uma batalha campal e acabou por se decidir num penalty. Não fosse a exímia colocação de Andreas Brehme e Goycochea juntaria mais uma defesa à colecção de feitos daquele ano. Vale a pena (re)ver a excitação do árbitro de cada vez que se esticava para mostrar um cartão (dois jogadores argentinos foram expulsos): um perfeito parvalhão.

Não voltei a acompanhar um Campeonato do Mundo de Futebol como naquele ano: ainda segui o EUA 94 mas aquando do França 98 já o futebol de selecções havia perdido aquele encanto que me levou a decorar os plantéis (sabia os nomes de todos os guarda-redes do mundial), a acompanhar os golos e sentir o público amontoado nas bancadas no último mundial livre de preocupações com o público.




Caparide, 27 de Dezembro de 2020

Comentários